I-Vic

I-Vic

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Dia7 - A Supra-Ilustrarão e os traços de caneta.

Completamente com traços definidos e precisos. O stress é grande e no início a frustração faz a cabeça latejar. Mas não é nada impossível.


Tem cerca de uma semana que decidi me dedicar a uma nova fase de estudos, tendo como meta conquistar a mesma habilidade ilustrativa de Kim Jung-Gi. Maiores detalhes aqui.
Kim Jung-Gi

Kim Jung-Gi é um ilustrador e animador chinês que possui uma habilidade ilustrativa simplesmente sensacional. Ele praticamente imprime com uma caneta desenhos complexos e precisos na folha. Tudo de maneira rápida e sem rascunhos ( veja o vídeo ). Ele é o melhor Ilustrador do qual eu tomei conhecimento. E estou decidido a também desenvolver todo esse potencial.

A princípio ver o Kim em ação impressiona. Chegando até mesmo a intimidar. Parece até algum tipo de super poder raro, que apenas alguns felizardos possuem ( - ele tem “visão fotográfica” - já me disseram ). Mas eu analisei o todo e cheguei a conclusão que apesar de ser fenomenal, a Supra-Ilustração de Kim está ao alcance de todo aquele que possui determinação.

De fato eu teorizo que toda a habilidade de Kim são frutos de meros dois fatores combinados:

1- Ele condicionou-se a usar apenas canetas em suas ilustrações: 
Forçando-se a usar canetas e eliminando a possibilidade de erros no traço você acaba se envolvendo completamente com a imagem que está reproduzindo. Você eleva sua percepção do tema ao limite.

2- Ele desenha de tudo: 
Basta olhar a quantidade de SketchBooks que o cara publicou e vende através da Amazon.com. São verdadeiras Bíblias, repletas de ilustrações complexas, de todos os temas. Em todos os ângulos.

Alguns Sketch Books do Kim

Agora juntando a percepção afiada ao intenso estudo de uma infinidade de temas o resultado é a Supra-Ilustação. Kim Jung-Gi  é uma verdadeira impressora de imagens criativas e precisas por que simplesmente seu cérebro decorou cada detalhe de cada imagem. Se existe algum super poder aqui é a determinação, disciplina e por que não dizer o Amor pela arte.

Mas isso tudo eu repito são teorias minhas. E ainda estou testando-as. A boa notícia é que o primeiro item pareceu comprovar-se possível hoje. Após uma semana de exercícios intensos, permeados por exaustão da vista e ataques de enxaqueca consegui enfim condicionar minha percepção ao uso exclusivo da caneta como ferramenta de arte. Completamente com traços definidos e precisos. O stress é grande e no início a frustração faz a cabeça latejar. Mas não é nada impossível.


A compreensão do tema estudado eleva-se significativamente depois de eliminada a margem de erros nos traços.

Folha do meu Sketch Book inteiramente a caneta. 

Agora me resta o segundo e derradeiro item. O estudo intenso e significativo de infinitos temas. É hora de elevar minha biblioteca de imagens mentais. Segundo minha teoria, o limite da Supra-Ilustração será definido pela quantidade de Sketch Books que eu produzir.

Let’s do this MotherFuckers!

By Vic

  

Um comentário: